sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Um ano de Política Nacional de Resíduos Sólidos


Nesta terça feira dia 2 de agosto, a PNRS completou 1 ano de existência. Foram mais de 20 anos de debate no Congresso Nacional e, a aprovação da Política, representa um amplo consenso envolvendo todos os atores que fazem parte dos mais diversos ciclos da produção de resíduos sólidos no Brasil.
A PNRS trata de temas amplos e variados como área contaminada, ciclo de vida do produto, coleta seletiva, controle social, destinação final ambientalmente adequada, gerenciamento de resíduos, gestão integrada, reciclagem, rejeitos, responsabilidade compartilhada, reutilização e serviço público de limpeza urbana. E um dos principais focos da Política é gerar trabalho, emprego e renda, por meio da inclusão social de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada, assim como minimizar os impactos ambientais provocados pela disposição inadequada dos resíduos.
Muito se fala e pouco se faz, aqui em Uberlândia parece que o prefeito ficou bonzinho e resolvei começar a Coleta Seletiva nos bairros, não é nada disso a cidade é obrigada por Lei a implantar a coleta. Até quando os orgãos públicos farão algo em prol do meio ambiente sob a ameaça de pesadas multas?
Até quando as pessoas ficarão paradas esperando... Cheeeega!!! a sociedade civil de bem passou da hora de se organizar , ler e reler esta importantíssima Lei e exigir um maior compromentimento de seus governantes acabando de vez com Lixões: fonte de doenças, foco de ratos e baratas, separando os materiais recicláveis e destinando para os aterros sanitários apenas os rejeitos, isto é, somente o que não dá pra fazer nada com eles. Seja amigo de seus vizinhos e os ajudem, deixe o carro em casa, vá para o trabalho de bike de vez em quando....tudo isso isso e muito mais são atos de cidadania e respeito ao próximo e ao Meio ambiente!
Pense nisto! Um bjo e até a próxima!!


Nenhum comentário: